segunda-feira, 25 de maio de 2009

SABER OUVIR

/
Antes de falar pelos cotovelos, jornalistas devem aprender a ouvir. A Arte de Entrevistar Bem de Thaís Oyama ensina:
.
  • O bom entrevistador é aquele que, antes de tudo, sabe ouvir. E saber ouvir implica, antes de tudo, ser curioso. Quando um repórter tem genuína curiosidade sobre o entrevistado ou sobre o assunto do qual ele trata, isso fica evidente na maneira como ele se comporta, reage, fala - e isso estimula o entrevistado a expor-se cada vez mais;
  • Ouvir com propriedade também significa não julgar o entrevistado. Ou melhor: não expressar seu julgamento;
  • Para ser um bom ouvinte, e, conseqüentemente, um bom entrevistador, é necessário controlar o ego. Ou, em outras palavras: esquecer quem você é, o que sabe, o que pensa sobre o assunto em questão e lembrar que só o entrevistado existe neste momento: ele é o centro do universo e todos os seus sentidos estão voltados para ele. Assim, em vez de interrompê-lo para demonstrar seu conhecimento sobre o assunto ou preocupar-se em articular lindamente uma frase, dedique-se a ouvi-lo e a estimulá-lo a ir além do que ele está disposto a contar.
.
Ilustração: Reprodução
.

Um comentário:

brasil empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Jornalismo Globalizado: Um esforço alto a ser reconhecido. Aproveite pra participar das enquetes para escolher os protagonistas de 2009.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.